Saiba como funciona um CFTV

CFTV é a sigla utilizada para um Circuito Fechado de Televisão, que é a distribuição de sinais vindos de câmeras para um ou mais pontos de visualização. É muito conhecido no meio da segurança eletrônica por ser uma forma de monitoramento bastante eficiente para combater a criminalidade, principalmente nas grandes cidades.

O nome de “circuito fechado” é dado justamente por conta da transmissão ser destinada somente a pontos de visualização específicos. Mas existem diversos fatores que definem um CFTV ideal para cada tipo de local (residencial ou comercial), como o tipo de câmera, posição da instalação, pontos de monitoramento, entre outros. Descubra agora como funciona um CFTV na prática!

Tipos de câmera

Com o avanço da tecnologia, o número de câmeras de vídeo que podem ser utilizadas para a segurança é grande. Portanto, há algumas opções que se adequam melhor de acordo com cada necessidade. Neste artigo vamos citar os 3 tipos de câmera que são mais utilizados hoje no mercado de segurança eletrônica.

IP

As câmeras IP são equipamentos que enviam o áudio e vídeo para um computador, tablet ou celular em tempo real através da Internet. Com a ajuda de softwares que as acompanham, é possível ser avisado por e-mail caso a câmera detecte algum movimento fora do normal e com isso seja possível tomar alguma medida imediata.

Elas podem ser escolhidas para ambientes internos e externos, pois já são vendidas de forma separada para atender ambos os casos.

Analógicas

As câmeras analógicas possuem a resolução medida em linhas de TV, que representa a quantidade de linhas geradas e exibidas em um monitor, ou monitores, no caso de um CFTV. Por ser uma das primeiras câmeras utilizadas, ela já possui diversas variações e atualizações no mercado. Tornando possível encontrar dentro de diversas opções uma que possua a qualidade ideal para o ambiente desejado.

Elas são conectadas aos dispositivos centrais (DVR) por cabos coaxiais e as imagens são diretamente exibidas nos monitores.

Infravermelho

As câmeras infravermelho são normalmente as preferidas dos CFTV, por transmitirem imagens com qualidade durante o dia e noite. Diferente das outras câmeras, a infravermelho possui a capacidade de captar movimentos através das ondas térmicas, tendo como vantagem a possibilidade de entregar imagens em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação.

Ainda confuso com qual câmera melhor se adapta ao seu local? Então acesse aqui para escolher a sua  câmera de segurança ideal.

Instalação

Câmera escolhida? É hora de entender como elas será feita toda a instalação.

As câmeras são posicionadas conforme a necessidade do local e a necessidade do cliente, se serão instaladas internamente ou externamente, por exemplo. Para transmitir as imagens para um CFTV com eficiência, a posição escolhida será fundamental.

Para instalar câmeras de segurança analógicas em ambientes comerciais como lojas e prédios comerciais, basta levar os cabos de cada uma das câmeras até uma central de gravação e monitoramento e em seguida estará pronto o seu sistema fechado de televisão (CFTV). Caso tenha optado por uma câmera digital, seu cabeamento pode ser feito através da fibra-óptica.

Por último, os monitores devem ser escolhidos exclusivamente para o uso do CFTV, com preto e branco ou colorido. Eles permitirão que seja criado um canal próprio para o CFTV e assim ter o acompanhamento de quem está chegando ou saindo.

Próximos passos

A instalação deve ser feita somente por uma pessoa capacitada, para evitar quaisquer tipo de acidentes. Assim como a manutenção, que deve ter seu período de atividades respeitado para evitar deterioração dos equipamentos.

Dessa forma, recomenda-se procurar uma empresa especializada em um CFTV e que já tenha em seu portfólio os mesmos serviços executados em perfeito funcionamento.

A Ser-Tel é uma empresa referência no setor de segurança eletrônica e telefonia, com uma experiência de mais de 50 anos. Para saber mais sobre como instalar um CFTV em sua residência, entre em contato conosco e peça um orçamento.

Quer instalar em sua residência um CFTV? Acesse aqui e descubra as opções que temos para você.