A importância de ter um calendário de manutenção em condomínios

Sabemos que a manutenção de equipamentos de um condomínio pode ser muito complexa, dependendo de seu porte e suas demandas. São tantos detalhes que, às vezes, alguma coisa pode acabar passando despercebida. Pensando nisso, a Ser-Tel escreveu este passo a passo para você entender melhor como funciona um calendário de manutenção. Assim você evitará quaisquer imprevistos e mantém o bom funcionamento das instalações do condomínio.

Organização

Todo ano você se depara com o mesmo problema de ter diversas melhorias e reparos para para serem feitos em seu condomínio, mas sempre acaba faltando dinheiro ou tempo por falta de planejamento, certo? Por isso, o calendário de manutenção é fundamental para manter todos os equipamentos eletrônicos funcionando, desde pequenos itens como interfones até itens maiores como o CFTV sem que hajam surpresas e acabem surgindo gastos extras com consertos.

Aqui temos um conteúdo que te ajuda a entender melhor como funciona um CFTV.

A dica aqui é listar tudo o que é necessário para o bom funcionamento de seus equipamento e, consequentemente, de seu condomínio, ainda que não esteja sendo feito na prática.

Pode ser mais simples do que você imagina! Tente se lembrar de todos os anos passados que já tiveram determinadas manutenções e pense também no que os condôminos têm pedido para melhorar. Essas anotações podem ser passadas diretamente para uma empresa terceirizada, tornando ainda mais ágil o trabalho do técnico.

Aqui vão alguns exemplos para te ajudar a refrescar a memória:

  • Inspecionar instalações hidráulicas;
  • Inspecionar elevadores e a sala de máquina;
  • Verificar as instalações de gás;
  • Inspecionar os equipamentos e alarmes/sistemas de segurança;
  • Verificar a integridade da cobertura (componentes, vedações, fixações);
  • Verificar instalações elétricas;

Principais vantagens

Depois de organizar essa primeira parte, você pôde começar a entender melhor como um calendário de manutenção pode ser complicado, mas totalmente essencial para seu condomínio. Com a sua execução, a manutenção torna-se ainda mais eficaz.

Mas não pense que ele só traz obrigações, existem também algumas vantagens:  

  • Planejamento e controle de gastos sem despesas extras;
  • maior conservação de imóveis e valorização dos mesmos;
  • aumento da segurança aos condôminos e funcionários, tanto em prédios residenciais, como em comerciais.

Peça uma ajuda extra

Com condomínios maiores, ter um calendário de manutenção pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada de se executar por depender de conhecimentos técnicos. Portanto, você pode procurar pela ajuda de uma empresa especialista no ramo de segurança eletrônica que faça isso para você, te ajudando a ganhar tempo e eficiência e melhoria nos serviços que serão feitos.

A Ser-Tel trabalha com 3 diferentes planos de assistências técnicas e oferece consultoria e manutenção através de soluções que mais se adequam ao seu cenário, como por exemplo, o horário e dia da visita. Confira as vantagens de cada plano e entre em contato para saber mais sobre os benefícios de ser um cliente Ser-Tel.