Entenda como funciona o Projeto Luz Azul

Com tamanha falta de segurança nas ruas do Rio de Janeiro, é muito bem-vinda a nova solução para tentar diminuir a criminalidade. O Projeto Luz Azul uma iniciativa da Secovi Rio com a Polícia Civil é constituído por câmeras de vigilância privadas ultramodernas localizadas nas fachadas de edifício integradas com o sistema de segurança pública.

Há muita especulação sobre a iniciativa e sua eficácia pois é ainda algo novo. Por isso, a Ser-Tel reuniu tudo o que você precisa saber sobre o Projeto Luz Azul. Confira!

Como surgiu?

A iniciativa Luz Azul teve como inspiração o projeto Green Light, na cidade de Detroit, que era uma das três cidades mais perigosas dos Estados Unidos. Após observar um aumento no índice de assaltos em postos de combustíveis em janeiro de 2016, o Departamento de Polícia, em parceira com oito postos locais, instalou câmeras internas e externas de alta resolução que transmitiam as imagens em tempo real para a polícia.

Cada posto recebeu uma sinalização verde, que indicava que o estabelecimento fazia parte do programa. Com isso, os negócios prosperaram, ocorreu uma revitalização na região e uma melhora significativa na segurança.

O que é?

O Projeto Luz Azul é fruto de uma parceria entre os setores público e privado. Ele estabelece zonas seguras dentro da cidade, com a instalação de câmeras de vigilância ultramodernas nas fachadas dos edifícios (voltadas para a rua), identificadas com uma luz azul.

As imagens em alta definição ficarão armazenadas na nuvem e são compartilhadas  em tempo real com as autoridades da área de segurança pública.

O acompanhamento das imagens pelas autoridades poderá auxiliar em possíveis investigações, registros de ocorrências, entre outras medidas de segurança.

Além, é claro, de inibir a ação dos criminosos

Como funciona?

O sistema do Projeto Luz Azul é todo criptografado, ou seja, os dados estarão seguros e o acesso só será concedido a quem for autorizado. Ele possui um sistema de identificação própria, composto por placas de identificação, sinalizador luminoso azul e uma propaganda nacional para informar a população as áreas com maior e melhor segurança.

Se você quer fazer parte do Projeto Luz Azul e deseja aumentar a segurança de sua vizinhança, conte com a qualidade e a experiência da Ser-Tel. Estamos há mais de 50 anos no mercado de segurança de patrimônio e temos profissionais capacitados para integrar o seu condomínio ao Projeto Luz Azul, contribuindo com a sua segurança e de toda a sua vizinhança.

Somos parceiros na integração do Projeto Luz Azul em toda a Cidade do Rio de Janeiro.