10 dicas para melhorar a sua gestão como síndico

Um bom síndico está sempre em busca de melhorias para o seu condomínio. Devemos concordar que o estilo de administração adotado pelo síndico influencia diretamente na gestão do condomínio. Por essa razão é tão importante conhecer as diretrizes básicas para uma boa gestão.

Ser um síndico eficiente não se resume apenas em conhecer as normas e leis que devem ser obedecidas, mas sim ter algumas habilidades específicas, como: Resiliência, humildade, empatia e autoconfiança.

Aqui neste artigo, você vai ver que para melhorar a sua gestão como síndico é preciso ter um conjunto de competências e o perfil de líder capaz de motivar a equipe.

DIÁLOGO

Saber dialogar e se comunicar de forma clara com os condôminos é indispensável. O bom comunicador utiliza suas habilidades para compartilhar informações e conhecimentos, guiar a equipe, observar as necessidades dos condôminos e depositar os esforços onde realmente é preciso. Por isso é tão importante ter uma rotina de comunicação com todos.

MANUTENÇÃO

Investir na manutenção do seu condomínio e manter os recursos funcionando perfeitamente também faz parte de uma boa gestão. Os moradores irão reconhecer o bom trabalho.

SEGURANÇA

É no nosso lar que nos sentimos mais seguros e não podemos quebrar isso por negligência no sistema de segurança. Investimentos nessa área tendem a ser muito bem recebidos.

TECNOLOGIA

Utilize a tecnologia a seu favor. Ofereça mais segurança aos condôminos e otimize a sua jornada de trabalho. Um exemplo disso é usar a técnica de biometria para controle de acesso, automação de portões, alarmes e câmeras de segurança. Desta forma, você poderá investir seu tempo em outro assunto ou no seu próprio lazer.

FACILIDADES

Mostre-se bem solicito e disposto a ouvir as necessidades dos condôminos. Tente facilitar ao máximo a comunicação com eles, mas cuidado: determine os horários para isso ou você irá se sobrecarregar.

HONESTIDADE

Seja claro e honesto com os condôminos, independente se o condomínio estiver passando por dificuldades. Dividir os problemas irá ajudar a solucioná-los.

PROCRASTINAÇÃO

O trabalho do síndico não é fácil. Durante todo o dia surgem várias questões para serem resolvidas e se você começar a procrastinar o trabalho irá acumular e sairá do seu controle.

ATITUDE

Um bom líder sabe persuadir e mostrar confiança no que fala. Mostre que você sabe o que está fazendo. Claro, sempre recebendo sugestões e ideias dos moradores.

REUNIÕES

Realize frequentemente reuniões com a equipe. Isso ajudará a atender as necessidades do grupo e a incentivar a colaboração de todos.

FUNDO

Previna-se para possíveis emergências. Um bom gestor sempre está preparado para o pior. Então, crie um fundo de emergência e não deixe o caixa no vermelho. O percentual destinado para esse fundo deverá ser firmado em Assembleia.

ATUANTE

Mantenha-se sempre presente nas questões do condomínio. Isso é muito importante para o progresso do patrimônio.