Tecnologias para a segurança condominial à noite

Segurança condominial é uma questão bastante levada em conta por uma família na hora de escolher onde morar. Esse quesito está se tornando cada vez mais importante, visto que os índices de criminalidade não param de aumentar. Esses índices são ainda mais críticos à noite, período preferido dos assaltantes para fazer as suas vítimas.

Pensando nisso, a Ser-Tel preparou esse artigo, explicando o porquê de se reforçar a segurança condominial e algumas tecnologias que podem ser usadas na hora de tornar o lugar mais seguro para todos os condôminos e funcionários.

Por que é importante reforçar a segurança de condomínios à noite?

A noite é o período em que o condomínio se encontra mais vulnerável em termos de segurança. Confira alguns motivos para que a segurança do condomínio seja reforçada no turno da noite:

1- Vigilantes mais suscetíveis

Uma pesquisa de uma empresa de segurança revelou que 70% dos seguranças, que trabalham à noite nas portarias de condomínio, dormem durante o expediente. Não é de se espantar, já que, grande parte das pessoas que moram em condomínio, já devem ter flagrado o profissional tirando um cochilo. Mas, essa prática é mais perigosa do que parece, tanto para o próprio segurança, quanto para os moradores do condomínio.

2- Horário com maior número de roubos

A maioria dos crimes de roubos e furtos ocorrem no período da noite, quando há menos movimento nas ruas. Sendo assim, esse é o horário em que a segurança condominial deve ser reforçada.

3- Dificuldade de comunicação

Pedir socorro no período da noite é mais difícil; já que a maioria das pessoas se encontram dormindo, o patrulhamento policial diminui e edifícios se encontram fechados.

4- Menor movimento

O período entre 20:00hrs e 05:00hrs é de menor movimento nas ruas, em alguns horários se resumindo ao fluxo de pessoas que voltam do trabalho. Portanto, nesses horários de menor movimento ocorrem mais crimes, principalmente de invasões residenciais

Reforços em segurança condominial noturna

Quais tecnologias ajudam na segurança condominial noturna?

Por ser um horário mais propício a crimes de invasão e furto de residência, por diversos motivos, como os citados acima, o período da noite deve ser de segurança reforçada nos condomínios. Por isso, alguns dispositivos de segurança podem ser usados, a fim de manter os condôminos e funcionários do condomínio em segurança:

1- Sistema alerta vigia

É um sistema em que o porteiro deve acionar um botão de tempos em tempos. Isso, além de mantê-lo acordado, soará como uma confirmação de que não houve nenhum problema. Assim, quando há demora para receber o sinal, uma central de monitoramento entra em contato com a portaria, a fim de saber se está tudo bem. É importante que o botão esteja posicionado a uma certa distância de onde o porteiro se senta, a fim de que seja necessário que ele se levante, fazendo-o despertar.

2- Portaria virtual

Por mais atento que porteiro seja, é importante lembrar que ele não é uma máquina. Portanto, uma boa saída para reforçar a segurança de condomínio, principalmente à noite, é a instalação de portarias virtuais, com acesso controlado. Ainda que haja resistência por parte de alguns condomínios, é certo que a portaria virtual tende a se tornar referência no que diz respeito a segurança condominial. Mas, enquanto não ocorre, o uso de portão eletrônico e sistema de alarme podem ser boas alternativas para reforço da segurança condominial.

3- Rede de Comunicação integrada

Criar uma rede de comunicação integrada em todo o condomínio, como uma central PABX, promove uma maior proteção, tanto da portaria,quanto dos condominos. Por meio dela, é possível que o porteiro seja contactado e entre em contato rapidamente, em caso de problemas com a segurança condominial, condôminos ou demais funcionários. Essa rede se torna ainda mais eficaz caso haja a possibilidade de contato com condomínios vizinhos. Assim, é possível pedir ajuda mais rápido. Além disso, é uma outra maneira de manter os porteiros acordados e atentos, para o caso de algum chamado ser feito.

4- Controle de Garagem

Um dos acessos mais usados para a invasão de condomínios residenciais é a garagem. Por isso, ter um controle de acesso rigoroso ao local é de extrema importância para a segurança condominial, principalmente à noite. Equipamentos de última geração para leitura de placas do automóvel estão sendo lançados que, inclusive, possuem leitores infravermelho, que funcionam muito bem a noite. Além disso, a automatização de portões é fundamental, para que não seja preciso sair do carro e se expor a riscos para entrar na garagem.

5- Câmeras de segurança especiais

Uma das tecnologias mais usadas na segurança condominial é a instalação de um CFTV (Circuito Fechado de TV), com câmeras espalhadas em pontos estratégicos a fim de monitorar tudo o que acontece, em tempo real. Para a segurança à noite, é preciso que essas câmeras sejam especiais e possuam recursos específicos, como infravermelho, para que consigam imagens em boa qualidade à noite, auxiliando, assim, no reconhecimento das pessoas.

A Ser-Tel trabalha há mais de 50 anos no mercado de segurança eletrônica e telefonia, com equipamentos especializados para reforçar a segurança condominial, em especial à noite, horário em que todos querem descansar, sem ter que se preocupar com segurança.

Realizamos ainda serviços de cabeamento estruturado, proporcionando organização e segurança para as redes de comunicação do seu condomínio.

Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e peça seu orçamento!