Esclareça as suas dúvidas sobre portões automáticos

Os portões automáticos estão crescendo na preferência das famílias. Esse crescimento na procura deve-se, principalmente, à segurança oferecida por esse tipo de portão que, além de seguro, facilita a entrada e saída de veículos. Mas, por ser um tipo de reforço para a segurança das casas, apartamentos e condomínios que está se popularizando, ainda são muitas as dúvidas sobre portões automáticos.

Se você está pensando em instalar esse tipo de portão a fim de reforçar a segurança da sua família mas não sabe como escolher, esse artigo da Ser-Tel é para você. Listamos aqui as 7 maiores dúvidas sobre portões automáticos, para que você possa esclarecê-las e ter a certeza de que o portão automático pode ser uma boa escolha para facilitar a sua vida e manter a todos em sua casa mais seguros.

7 maiores dúvidas sobre portões automáticos

1- Quais são os tipos de portões automáticos?

Uma das dúvidas sobre portões automáticos mais comuns é sobre os tipos de portões existentes. Cada tipo de portão requer um cuidado diferenciado na hora da instalação e é mais recomendado para um tipo de imóvel. Os três tipos de portões automáticos são:

Portões automáticos basculantes

Fique livre de dúvidas sobre portões automáticos!
São ideais para locais com pouco espaço disponível, uma vez que ficam suspensos quando abertos. São mais comuns em residências e possuem o menor consumo de energia entre os três tipos.

Portões automáticos deslizantes

Finalizando dúvidas sobre portões automáticos.

Como o próprio nome já diz, os portões deslizantes se abrem deslizando pelas laterais, por meio de trilhos. Esse tipo é o mais procurado, por possuir um baixo custo e maior facilidade na instalação, além de necessitar de menos manutenção.

Portões automáticos pivotantes

2017/04/11-giratório

São mais utilizados por condomínios, clubes e grandes construções. Este portão é, na verdade, formado por dois portões, sustentados por pivôs, que se abrem simultaneamente ou de maneira individual. Possui o maior custo de instalação entre os três e, além disso, requer manutenção recorrente. Dessa forma, acaba sendo o modelo menos procurado.

Vários fatores devem ser levados em conta na hora de decidir qual dos três tipos escolher e, acima de tudo, é fundamental que não haja dúvidas sobre portões automáticos, para evitar que o modelo escolhido acabe não sendo o ideal para sua casa ou condomínio.

2- Que tipo de portão pode ser automatizado?

De maneira geral, todos os portões podem ser automatizados. Mas, para que a automatização seja bem sucedida, é necessário que todas as estruturas do portão estejam intactas e que ele possua um perfeito funcionamento. Algumas dúvidas sobre portões automáticos giram em torno da possibilidade de automatizar portões comuns. Para ter a certeza de que seu portão poderá se transformar em um portão automático com bom funcionamento, é preciso um teste rápido, de abrir e fechar o portão e verificar alguns detalhes:

  • Com a mesma intensidade de força aplicada, é possível abrir o portão do início ao fim?
  • O portão pode ser aberto por qualquer pessoa, sem que seja necessário um grande esforço físico para isso?
  • Caso o portão seja aberto apenas pela metade, ele permanecerá imóvel, ou seja, possui um equilíbrio correto?

Se a resposta para todas as perguntas foi “sim”, o seu portão poderá ser automatizado sem nenhum problema e terá um ótimo funcionamento. Caso apresente falhas em algum momento do teste, é fundamental que elas sejam corrigidas, para que o seu portão automático funcione de maneira correta.

3- Quais cuidados de manutenção devo ter com o meu portão?

A manutenção do portão automático deve ser, acima de tudo, preventiva. É fundamental manter os trilhos limpos e realizar a lubrificação das engrenagens do sistema. Caso você tenha dúvidas sobre como realizar esses procedimentos, não hesite em buscar ajuda de profissionais, porque esses ajustes são fundamentais para o bom funcionamento do portão. Esteja sempre atento a qualquer barulho ou trepidação que ocorra durante o ciclo de abertura ou fechamento do portão e se ele está completando o seu ciclo em tempo constante. Também é importante evitar deixar o portão automático parcialmente aberto para trânsito de pedestres. Aliás, o ideal é que a entrada da garagem não seja usada por pedestres e, caso um carro se aproxime no momento em que o portão estiver se fechando, é necessário esperar que ele se feche completamente antes de abri-lo novamente, a fim de evitar curtos elétricos no sistemas de engrenagem do portão.

4- Caso o motor do portão quebre, é possível abri-lo manualmente?

Logo que uma falha for identificada no portão eletrônico, é muito importante buscar ajuda profissional. Mas, até que a manutenção adequada seja feita, é preciso desligar o equipamento de automatização, para que o portão possa ser aberto manualmente. O método para o desligamento é diferente para cada tipo de portão. Basicamente, é necessário a retirada de um pequeno cadeado que protege a ligação entre o motor e o portão. Em seguida, retire o pino de sustentação, que fica acoplado ao cadeado e demais parafusos que possam estar segurando o motor junto ao portão.

Dessa forma, o portão estará liberado para ser aberto de forma manual. Mas, é muito importante que essa desconexão seja feita por alguém especializado, a fim de evitar possíveis danificações, tanto no sistema de automatização quanto no próprio portão.

5- O portão social pode estar ligado ao portão automático?

Essa é uma das dúvidas sobre portões automáticos que mais aparecem. E a resposta é: pode estar ligado, mas não deve. Instalar os dois portões interligados pode causar acidentes e trazer muitos prejuízos. No caso de o portão ser do tipo deslizante, por exemplo, o portão social, quando aberto, fica bem no caminho dos trilhos por onde ele deve passar. Caso haja um momento de desatenção e os dois portões sejam abertos simultaneamente, haverá a danificação na estrutura de ambos. Já o portão basculante aberto junto com o portão social pode provocar danos em seus pilares o cabos de sustentação.

Sendo assim, ainda que colocar os dois portões acoplados contribua para a otimização do espaço, é muito importante um cuidado redobrado, para evitar qualquer acidente e danos nos dois portões.

6- A trava elétrica é realmente segura?

As dúvidas sobre portões automáticos incluem também as travas elétricas, utilizadas para abri-los. Então, desde que esteja com a manutenção em dia, a trava é bastante segura. Mas, para que ela funcione adequadamente é necessário se atentar a alguns pontos:

  • É fundamental que a trava esteja sempre limpa e lubrificada. O pino utilizado para trancar o portão precisa dessa lubrificação para deslizar corretamente e trabalhar sem falhas. Caso haja alguma contenção, o motor ficará permanentemente travado, sendo forçado a abrir no instante do acionamento e acabará danificado;
  • A placa eletrônica da trava deve ser instalada de maneira correta, para que o pulso elétrico dure apenas o necessário para que o portão saia do ponto inicial. Quando instalada de maneira errada, a trava fica em constante acionamento durante todo o percurso do portão. Dessa forma, seu funcionamento é forçado ao extremo, fazendo com que ela não funcione de maneira adequada, podendo, inclusive queimar o motor do portão.

7- Como instalar um portão automático?

O portão automático deve ser instalado por uma equipe técnica capacitada, que determinará o tipo de automatização ideal para a sua casa ou condomínio. É importante que uma avaliação seja feita, para que a automatização seja bem sucedida e o portão funcione da maneira correta. Portões automatizados por pessoas sem o conhecimento técnico necessário podem trazer prejuízos e, mais que isso, insegurança para sua família ou moradores do seu condomínio.

Se você pretende automatizar o portão da sua garagem ou do seu condomínio, a Ser-Tel é a sua melhor opção. Trabalhamos há 50 anos com segurança eletrônica e contamos com uma equipe treinada, que fará uma avaliação do seu portão e estará pronta para tirar todas as suas dúvidas sobre portões automáticos.

Confie segurança da sua família em quem entende. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Outros links úteis:
CFTV
PABX
Cabeamento estruturado