Como se salvar de um incêndio?

Saber como se salvar de um incêndio pode ajudar muito em situações de emergência. Em casos de incêndio, o pânico costuma tomar conta, impedindo que as pessoas consigam agir de maneira objetiva, para salvar a si e aos outros.

Para evitar que o descontrole se instaure, a Ser-Tel preparou algumas dicas para lhe ensinar a se salvar de um incêndio. Assim, você saberá como agir nessas horas e poderá proteger não só a sua vida, como também a das pessoas ao seu redor.

10 dicas de como se salvar de um incêndio

1. Esteja preparado

Não é possível prever quando uma situação de emergência, como um incêndio, irá ocorrer. Mas sabemos que é algo que pode acontecer a qualquer momento. Portanto, esteja sempre preparado para casos de risco. Mantenha sempre seus documentos por perto, assim como o telefone, caso necessite pedir socorro para lhe salvar de um incêndio.

2. Procure conhecer o lugar

Quando chegar em algum lugar novo, como um hotel ou uma casa de festas, explore o local. Procure por saídas de emergência e certifique-se de estar próximo a uma, veja o posicionamento dos extintores.

3. Busque ajuda

Inicialmente, ligue para o Corpo de Bombeiros (193). A unidade mais próxima irá deslocar uma viatura para lhe ajudar e fornecer mais instruções de como se salvar de um incêndio. Enquanto os Bombeiros não chegam, tente se aproximar de alguma janela ou entrar em contato com alguém que esteja fora do lugar do incêndio.

4. Mantenha a calma

Sabemos que este é um momento em que as pessoas ficam muito estressadas devido a própria gravidade da situação. Ao estabelecer o controle emocional, a situação será levada com mais fluidez e as chances de obter um desfecho positivo serão aumentadas.

dicas para se salvar de um incêndio

5. Não se preocupe em salvar objetos

A preocupação em salvar objetos é uma conduta que varia de pessoa para pessoa. Cada um se comporta de acordo com seus próprios critérios. Existem pessoas que são mais apegadas aos bens materiais e outras que são mais libertas. É compreensível o apreço por bens conquistados ao longo da vida, mas o importante é saber que, neste momento, é a vida quem está em jogo!

6. Afaste-se de tudo que queima facilmente

Em hipótese alguma fique próximo aos objetos que queimam facilmente. Por mais que o momento do incêndio provoque a aflição dos envolvidos, é necessário que a atenção seja redobrada. No ambiente doméstico existem materiais como o cobre e o alumínio que conduzem o calor com maior facilidade. Além disso, há itens suscetíveis à rápida combustão como a madeira e o papel.

7. Não volte até que o fogo esteja controlado

Em incêndio residencial é comum que os envolvidos fiquem profundamente abalados, afinal, laços com o lar foram construídos ao longo de anos. Mesmo que seja necessário se distanciar do imóvel, até mesmo para que o trabalho dos bombeiros seja concluído, muitas pessoas não conseguem. Desta forma, é válido se conscientizar que o que foi perdido pode ser recuperado posteriormente e que a integridade física deve vir em primeiro lugar!

8. Cuidado ao abrir portas

Na tentativa de se salvar de um incêndio, é comum buscar por lugares que ofereçam proteção. No entanto, nem todos os locais são realmente seguros em casos como esse. Se você acredita que um ambiente fechado possa não ter sido atingido pelas chamas, tenha cuidado antes de abrir as portas. Talvez ele também tenha sido afetado e você não tenha percebido. Lugares trancados em incêndios podem concentrar gás carbônico (CO2) em alta quantidade, resultando em explosão.

9. Invista em equipamentos de segurança

Em ambientes corporativos, é necessário estabelecer equipamentos de segurança para garantir a segurança dos funcionários. Mas a proteção não se restringe apenas ao ambiente empresarial.

Residências também necessitam de um sistema de segurança eficiente para salvar de um incêndio os moradores. Os mecanismos de proteção são variados, sendo o alarme de incêndio e o extintor, os principais expoentes. Ainda, lanternas e máscaras de incêndio são outros itens que devem estar sempre acessíveis.

10. Empregue o monitoramento 24 horas

O serviço de monitoramento 24 horas integrado ao circuito de câmeras de vigilância pode contribuir para o controle de incêndios. Com a possibilidade de identificar o foco do incêndio e a ocorrência do incidente em fase inicial, torna-se mais fácil combater os seus efeitos e evitar que maiores desastres aconteçam.

Compreenda que, respeitando as dicas destacadas acima, você terá chances de se salvar de um incêndio. Sabendo exatamente como proceder, a situação será encaminhada com maior fluidez e a sua saúde será preservada. Na hora de buscar por mecanismos de segurança contra incêndios, considere uma empresa que ofereça credibilidade. Com os alarmes disponibilizados pela Ser-Tel, você estará protegido contra casos de incêndio.

Links úteis:
CFTV
PABX
PAX