Como funciona e qual a importância de um sistema de alarme?

Um sistema de alarme é composto por um conjunto de equipamentos capazes de alertar uma ação suspeita ou movimentações em áreas ou horários não permitidos, incêndios ou qualquer outra situação de perigo, emitindo sinais de emergência sonoros e visuais, ou até mesmo silenciosos. São sistemas que têm como principal objetivo prevenir e inibir a entrada de pessoas em um local determinado, e evitar situações de risco.

Os componentes do sistema de alarme, geralmente, são o painel de alarme (o “cérebro” do sistema), bateria, sensores (os responsáveis por identificar qualquer movimentação, existindo vários tipos), sirene e botão de pânico.

Se você ainda não utiliza ou não conhece os benefícios de um sistema de alarme eficiente, provavelmente já se perguntou como ele funciona, certo? Pois bem, nós preparamos um artigo direcionado para sanar sua curiosidade!

sistema de alarme

Como funciona um sistema de alarme?

Um sistema de alarme nada mais é do que um circuito elétrico. Seu funcionamento básico depende de inúmeros sensores localizados em pontos estratégicos, e que são ligados à rede elétrica. Os sensores podem captar movimento, calor, ou abertura de portas e janelas.

O sistema é monitorado através de sinais enviados por linha telefônica, GPRS ou CDB a uma central. Estes sinais podem ser enviados à central de forma manual ou automática, quando são ativados pelos sensores instalados nos pontos de maior risco.

Um dos principais problemas quando falamos sobre sistema de alarme são os alarmes falsos. A maior parte deles é causada pelos próprios usuários e podem ser facilmente evitados através da adoção de algumas medidas básicas.

Por que sistemas de alarme são importantes?

O principal argumento é, obviamente, a segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, 94% das tentativas de roubos em locais que são monitorados e possuem um sistema de alarme fracassam. Ou seja, é comprovado que a utilização destes sistemas é eficaz para a proteção do patrimônio.

Além disso, é essencial atentar para o fato de que a escolha de um bom sistema de segurança depende diretamente da escolha de uma boa empresa para realizar o serviço de instalação. Este é um ponto fundamental para garantir os melhores resultados ao se adquirir um sistema de alarme.

Contar com a experiência e qualidade da Ser-Tel é garantia para se chegar ao melhor resultado! Saiba mais sobre sistemas de alarme visitando nosso site ou entre em contato conosco. Gostou da nossa solução? Peça um orçamento com a Ser-Tel.

Links úteis:

CFTV;

pabx;

cabeamento estruturado;

alarme residencial;

cftv rio de janeiro.