Biometria poderá ser usada por portugueses nas compras online

Ter segurança é o desejo de todas as pessoas. E uma nova maneira de controlar e proteger a realização das compras é a validação pela biometria, que é uma das ferramentas mais seguras que existem. Esse método, já utilizado há um tempo, está se inserindo também nas compras pela internet e sendo testado nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Como é o caso de Portugal, agora os portugueses poderão ter suas compras online ainda mais protegidas, através da biometria.

Entenda como funciona a biometria e como esse método, já usado por diversos segmentos, será aplicado nas compras online.

Como funcionará a compra online por biometria?

A validação por biometria já vem sendo usada em diversos setores, como segurança de casas, comércios e em transações bancárias. A novidade é que agora a biometria poderá ser usada também para as compras online, sem a necessidade de senhas ou códigos, uma vez que a validação é feita por meio das impressões digitais ou reconhecimento facial. Estima-se que, a partir desse ano que vem, grande parte das empresas parceiras da Mastercard passem a aceitar o reconhecimento pela biometria na validação de pagamentos.

A Mastercard, aliás, é a desenvolvedora dessa tecnologia, cujo nome é Id Check, e que consiste em uma tecnologia capaz de autenticar as compras com base na leitura da biometria, feita no próprio smartphone, por meio das impressões digitais, com a utilização dos leitores embutidos no celular, ou do reconhecimento facial. Diante disso, será necessário apenas uma selfie para que a biometria facial seja reconhecida e, em um piscar de olhos, literalmente, acontecer a confirmação do pagamento. A Mastercard é pioneira no desenvolvimento dessas tecnologias, e já realizava testes e pesquisas a fim de implementar o pagamento por biometria também nas compras online.

Uma pesquisa revelou que cerca de 53% dos consumidores esquecem as senhas pelo menos uma vez por semana, e metade das pessoas que fazem compra online desejam poder trocar as senhas por algo mais fácil de utilizar. Nesse cenário, a utilização da biometria é algo inovador. Já no ano passado, os portugueses tiveram essa tecnologia à disposição em algumas lojas online e, a partir desse ano, se expandirá. É a tecnologia abrindo espaço para compras mais práticas e seguras.

Vantagens do uso da biometria

Segurança

O método da biometria é quase 100% seguro contra fraudes. As características biométricas de cada pessoa são únicas, portanto não há como ninguém se passar por quem não é. Isso impede que compras efetuadas de maneira fraudulenta sejam aprovadas e, no caso do controle de acesso, impede que pessoas não cadastradas ou não autorizadas entrem nos locais protegidos.

Praticidade

Todos têm ou já tiveram problemas com senhas de acesso. Seja porque foram recusadas, ou trocadas, elas sempre acabam sendo um empecilho para quem precisa fazer algo com urgência. Com a biometria não há esse problema, basta apenas colocar o dedo sobre o leitor de digitais ou se aproximar do leitor facial que o acesso é permitido.

Baixo custo

Leitores biométricos são mais baratos do que os sistemas de proteção convencionais. Nada melhor do que pagar menos por um serviço que ofereça maior segurança.

Biometria é sinônimo de segurança

Ainda que seja uma novidade na realização de compras pela internet, a biometria é bastante conhecida quando se trata de controle de acesso e segurança. A biometria é mais segura do que as senhas por ser uma característica pessoal e intransferível, o que quase zera a possibilidade de fraudes, além da praticidade que ela oferece.

No nosso blog é possível saber mais sobre os usos da biometria rj e da biometria facial, e mostra o uso delas em seu dia a dia pode te proporcionar muito mais segurança.

Quem busca segurança na internet, quer segurança para sua casa e sua empresa também. Por isso, a Ser-Tel oferece uma variedade de métodos para controle de acesso por biometria. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

Links úteis:

CFTV;

pabx;

cabeamento estruturado;

pabx rj.